PASSEIO na RESERVA DE CASTRO MARIM
Na margem direita do Guadiana, a poucos quilómetros da foz, as águas do Guadiana espraiam-se através de extensa zona de sapal que, ao longo dos séculos, suportou salinas e pastagens. A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNCMVRSA), criada em 1975 e cobrindo uma área de cerca de 2.000 ha, é uma zona húmida constituída por complexo sistema de áreas de sapal, canais, corpos de água salobra, salinas, espaços secos com uso agrícola, algumas manchas de mato e uma pequena área com montado de sobro.
Descubra 11 percursos em :
https://www.natural.pt/portal/pt/AreaProtegida/LigacoesPercurso/23
Trata-se de uma zona de nidificação, escala migratória e local de invernada para numerosas espécies da avifauna, com predomínio das aves aquáticas, nomeadamente limícolas, com destaque para o pernilongo escolhido para símbolo desta área protegida.
Castro Marim, situado num morro acastelado, em tempos provavelmente uma ilha a que se acedia através de esteiros e mais tarde feita 'terra' por via do progressivo assoreamento, testemunha vários passados - há marcas deixadas por fenícios, gregos, cartagineses, romanos e árabes -constituindo um mirante privilegiado deste extremo algarvio.