VILA REAL SANTO ANTÓNIO
A cidade de Vila Real de Santo António situa-se á margem direita do Rio Guadiana, foi construída em 1774 em menos de dois anos sobre o areal junto à foz do Guadiana. Marquês de Pombal queria firmar, frente a Ayamonte a presença portuguesa na foz do guadiana, controlando o comércio neste importante ponto de fronteira e desenvolver as pescas, onde mais tarde nasce a indústria conserveira.
Na construção optou pelo estilo pombalino que transmite simplicidade e funcionalidade, impondo uma sobriedade racional refletindo o espírito iluminista que já presidira na reconstrução de Lisboa após o terramoto.
Atualmente, a cidade encontra-se virada para o comércio e turismo, tendo o privilégio de se encontrar na foz do Guadiana (a nascente), junto à praia (a sul), ao pinhal (a poente) e à Reserva Natural do Sapal(a norte). Preserva, no entanto, a cultura de produtos hortícolas e a pesca da sardinha e do atum.
No centro de Vila Real de Santo António coexistem diversos monumentos, de entre os quais se destaca a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação, construída no séc. XVIII, o Obelisco, mandado construir no centro da praça da vila, também no séc. XVIII, e o Centro Cultural António Aleixo.
Consulte o Guia Turístico abaixo
https://cm-vrsa.pt.vf-host.com/upload_files/client_id_1/website_id_1/Concelho/Turismo/Turismo%20do%20Algarve-VRSA.pdf